domingo, 6 de junho de 2010

O Punk Não Morre(u)

Se Deus não morre(u) - tal como o demonstraram os fiéis, neste caso, católicos, na recente vinda a Portugal de Bento XVI -, o punk, como ética e estética, continua alive n' kickin'. Mesmo quando tocado por um tipo sentado e que já passou dos 40.
Na era da net, então, as majors são cada vez mais dispensáveis e não é preciso ter um curso para fazer música ou enveredar por outra forma de expressão artística.
Ian Mackaye pode ser considerado um dos "papas" do punk/hardcore - a par de Jello Biafra, por exemplo. Afinal, ele fundou a sua própria "igreja" com os Minor Threat, e os princípios de então fazem hoje tanto ou mais sentido (existirá sempre quem se considere uma ovelha negra, "out of step with the world"); e continuou a dar-nos excelentes razões para o ouvirmos nos Fugazzi, entre outros projectos. Nos The Evens preza, mais do que nunca, o valor do silêncio na música.
Se isto não chegasse para lhe ficarmos gratos - não só quem gosta de punk/hc, mas todos os que prezam pensar pela sua cabeça sem engolir todo o engodo que anda pelos mares poluídos da costa global -, bastaria ler esta entrevista.

Sem comentários: